Como fazer um jardim

Você queria muito fazer um jardim em sua casa, mas não tem dinheiro para pagar um paisagista. Não se preocupe é possível fazer um jardim sozinho. A primeira coisa que você precisa ter é criatividade, escolha o local que o jardim ficará em sua casa. A escolha das plantas deve se fazer de acordo com o clima, mas se você não tem dinheiro para gastar comprando muitas plantas, que tal pedir mudas para os conhecidos, amigos ou parentes que já têm jardim.

como fazer um jardim

Muitas pessoas poderão de ajudar, dando mudas de plantas que elas já têm e sabe que vão bem com aquele clima. Já pensou em seu jardim também ter algumas mudas de chá, temperos para comida.  Aposto que o gosto de sua comida ficará muito melhor se você pegar uma salsinha do seu jardim.

A escolha do que você plantará deverá ser feita com carinho. Você também pode usar restos de plantas podadas ou tábuas de construção para fazer caminhos e canteiros, para isso basta cortá-los.

Se você quiser pode comprar pedrinhas brancas, ou aproveitar pedrinhas que você guardava porque gostava, ou até aquelas conchas de mar que você sempre guardou em um pote. Ficaria lindo decorando seu jardim.

Se há alguém reformando a casa que você conhece, dê um pulo lá para ver se acha restos de madeira e outras coisinhas, tudo isso poderá auxiliar na construção de seu jardim.

Saiba que quanto mais simples o seu jardim, mas bonito ele será. Não ache que colocar vários enfeites o deixará mais bonito, ao contrário, a grande atração do jardim será as próprias plantas.

Outra dica importante é você dividir a área que será seu jardim em diversas partes, assim em cada lugar você plantará uma coisa. Se você decidir plantar uma árvore, coloque ao seu redor várias flores coloridas, a mistura de espécies é ótimo, pois seu jardim estará florido o ano todo. Guarde as cascas de ovos, cenouras e batatas para fazer de adubo. Se você decidir montar vasos no seu jardim, coloque embaixo uma camada de cascalho, ajudará na passagem da água.