Nos últimos anos, o mercado de móveis brasileiro tem apresentado uma alta no consumo, devido a expansão do mercado imobiliário e aumento no renda das classes mais baixas.

A indústria moveleira agradece, pois mantendo o foco no mercado nacional, faturou R$ 29,7 bilhões em 2010, 13,4% a mais que em 2009, segundo a Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário).

O programa Minha Casa, Minha Vida, também tem sido um dos responsáveis por esse aumento. Para atender a necessidade dessa classe, a Associação estuda o desenvolvimento de uma linha de financiamento para famílias que compraram imóveis por meio do programa.

Mercado de Móveis

Apesar dos juros e da retraída no mercado em 2011, as perspectivas são otimistas. O setor também investe nas exportações, sendo Santa Catarina o estado que lidera este ranking, porém o maior número de empresas está em São Paulo, seguido por Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Os principais países a receberem os móveis brasileiros são Estados Unidos, França, Reino Unido, Argentina e Alemanha.

Com todo esse crescimento, um dos ramos que merece destaque é o de móveis planejados, que conquistou os brasileiros e hoje está em plena expansão. Com o surgimento de matérias mais resistentes e baratos, o setor tem ganhado cada vez mais lojas especializadas.

A utilização do MDF (placa de fibra de madeira de média densidade) e seus estigmas mudaram, hoje as pessoas não sentem mais receios em adquirir móveis deste material, pois o produto evolui e apresenta muita qualidade.

O móveis planejados também ganharam o gosto dos brasileiros, pois possibilitam a execução de projetos diferenciados e específicos, copm vantagens econômicas, além de agregar tecnologia na visualização do ambiente em 3D antes mesmo dele estar pronto.

Seja planejado ou não, o mercado de móveis tem crescido no Brasil para atender toda a demanda. É preciso pesquisar sempre, conversar com profissionais da área e adquirir o melhor produto para sua residência ou comércio.

 Leia Também:  Fenicia Móveis  |  Lojas Manica  |  WD Móveis  |  América Móveis