Paisagismo e jardinagem

Você está querendo dar uma renovada em seu apartamento ou casa? Por que não investir num bonito jardim, não importa se você tem pouco ou muito espaço, hoje em dia as técnicas de jardinagem e as idéias do paisagismo permitem que em qualquer ambiente seja criado um bonito jardim.

Paisagismo e jardinagem

Selecionamos alguns pontos importantes que envolvem a paisagismo e jardinagem para que seu jardim seja um sucesso, não um problema.

-Compre vasos que tenham a necessidade hídrica correta da planta que ficará lá. Outro ponto importante é que as regadas sejam feitas de forma regular, ou seja, não adianta regar um dia, esquecer dois e depois voltar a regar muito. Atenção, os botões e folhas que apodrecem e caem são sinais que as regadas estão excessivas. Já quando a planta fica murcha, pode ser sinal de falta de água.

– Se o seu jardim for feito dentro de casa, escolha plantas de sombra e meia-sombra.  Mesmos estas plantas que gostam de sombra, precisam de um pouco de luz para realizar fotossíntese. Então não adianta escolher um ambiente que nunca bate sol que não será bom para as plantinhas.

-As plantas precisam ficar em ambientes arejados, mas cuidado com os locais onde há correntes de ar, porque esta mudança brusca de temperatura prejudica principalmente as folhagens, deixando-as ressecadas. Se você vai montar o seu jardim na varanda do seu apartamento, preste atenção porque ventos fortes poderão fazer com que a planta não dure.

-As plantas precisam de adubo, há os adubos orgânicos como por exemplo o húmus de minhoca, a farinha de osso e o composto. Ou os adubos químicos, o mais famoso é o NPK. Os adubos orgânicos devem ser usados uma vez por ano, já os químicos precisam ser colocados toda a semana.

-Se você tem crianças ou animais em casa, lembre-se que ao planejar o paisagismo e jardinagem  do jardim, ele precisa ser seguro para todos os membros da casa. Ou seja, em hipótese alguma coloque plantas que se ingeridas poderão causar algum dano à saúde. As plantas tóxicas mais comuns são: azaléias, comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, alamandas, crótons, giestas, mamona, coroa-de-cristo, bico-de-papagaio, cactos, entre outras.

O momento de montar o seu jardim deve ser relaxante e prazeroso, por isso o faça com tranqüilidade.