Plaina Elétrica

Plaina Elétrica é uma das principais ferramentas da marcenaria, e saber usá-la é fundamental. Existem vários tipos de plainas, em madeira, metálicas e em diversos tamanhos e modelos. Para escolher a sua plaina elétrica de forma correta, primeiro verifique qual a largura, a potência e a profundidade do corte máximo que a máquina efetua. Ela funciona estando equipada com um cilindro rotativo que contém duas lâminas. A base é de altura regulável e assim é possível ajustar a diferença de nível entre a base dianteira e a base fixa traseira. As lâminas rodam em grande velocidade.

Plaina Eletrica
Para ajustá-la, é importante ajustar o ferro e o contra-ferro em função do trabalho e da profundidade do corte, regulando com o botão que permite esse ajuste. Essa precisão de regulagem, junto da sua potência, faz da plaina elétrica uma ferramenta eficaz também para trabalhos delicados.

Características da Plaina Elétrica

Geralmente as suas lâminas são de aço ou de carbono. Ambas devem ser colocadas ao mesmo tempo, pois se não forem colocadas, pode causar um desequilíbrio que resultará em fortes vibrações no aparelho. As lâminas de carbono tradicionais possuem uma única aresta de corte e permitem ser afiadas várias vezes. Existem também as lâminas onduladas que permitem obter um belo efeito rústico.

Para aplainar as superfícies, ligue a plaina antes de colocá-la sobre a superfície. É importante segurar a plaina elétrica de maneira bem firme. Utilize as duas mãos e faça movimentos regulares. Quando você for aplainar grandes superfícies, é recomendável trabalhar com uma regulagem pequena que possibilite passagens sucessivas.

O sentido de deslocamento da plaina elétrica deve ser no sentido do veio. Assim, o trabalho é feito de maneira mais confortável, e a base desliza melhor sobre a madeira e as lâminas correm menos risco de serem danificadas. Se você não puder seguir no sentido do veio, tente orientar o aparelho na diagonal para melhores resultados.

A plaina elétrica libera muito serragem, por isso pode ser muito útil ter um aspirador por perto. Use sempre luvas e óculos de proteção para se protegerem das farpas e lascas. Fixe sempre muito bem a peça à bancada, especialmente as peças pequenas, que podem se soltar mais facilmente.

Leia Também:  Roçadeira  |  Serra Circular  |  Gedore Ferramentas  |  Tramontina Ferramentas