Plantas Ornamentais para Jardim

A quantidade de tipos de plantas para você colocar em são jardim são muitas. A escolha dependerá do tipo de ambiente e jardim que você tem, ou seja, se o seu jardim é interno, se recebe pouca ou muita luz, isso tudo importará na escolha da planta que será usada.

Plantas Ornamentais para Jardim

Mas se você busca que seu jardim fique muito bonito, deve utilizar das plantas ornamentais para jardim. As plantas ornamentais são aquelas cultivadas por sua beleza. OU seja, elas são muito usadas nos jardins interiores e pelos paisagistas, nos jardins exteriores.

Alguns exemplos plantas ornamentais para jardim são os lírios brancos, as flores em gerais como os lírios, as orquídeas podem ser chamadas de plantas ornamentais para jardim, sem dúvida alguma elas trazem um toque mais que especial no jardim. Há folhagens que também são consideradas plantas ornamentais pela sua textura distinta, seu formato e cores.

Na maioria das vezes este tipo de planta é muito delicado, por isso requer um cuidado na escolha de onde será plantada e como será cuidada. Por isso, quando for escolher qual planta ornamental utilizará em seu jardim, pesquise quais são os cuidados necessários, para que ela não morra.

Uma das plantas ornamentais para jardim muito conhecidas são os bonsais, aquelas ‘mini árvores’ japonesas, o cuidado com elas é todo especial. Alguns outros exemplos de plantas ornamentais bem populares são as bromélias, agaves e palmeiras interiores.

As cidades brasileiras de Holambra e Suzano vivem da produção de plantas ornamentais para jardim, elas distribuem por várias regiões do país e também as exportam. Estas plantas foram selecionadas pelo homem durante milhares de anos, chegando hoje há vários tipos devido ao cruzamento das espécies.

Podemos dividir as plantas ornamentais nas seguintes categorias:

-Árvores: as árvores mais famosas tidas como ornamentais são o chorão e a espatodea, entre outros.

 -Arbustos: são ótimos para delimitar ambientes, também podem esconder vistas mais feias. Algumas espécies famosas são as espirradeira, hortênsias.

-Trepadeiras: necessitam de suporte para subirem. São ótimas para enfeitar as paredes de uma residência. Também podem servir para separar um ambiente do outro, espécies comuns são os cipó-de-são-joão e glícinia.

-Palmeiras e cicadáceas: são plantas muito bonitas que servem para caracterizar bem o local, complementar a arquitetura do lugar, atrair pássaros. As mais usadas são o açaí e a butiá.

-Plantas herbáceas: são boas para serem cultivados em lugares com muito sol. Sua floração e cores é muito atraente.

-Plantas de forração: geralmente são boas para cobrir superfícies de solo.