Cuide do seu jardim sempre, assim você terá um espaço para relaxar, para brincar com as crianças, além de trazer cores e alegria para a casa. Aproveite que estamos na primavera, a estação das flores, e melhore ou faça o seu jardim.

Plantas para Jardim

Se você moram apartamento, pode aproveitar a sacada para colocar alguns vasos e ter um jardim pequeno, mas que trará mais vida para o espaço. Se você mora em casa, aproveite a varanda, o terraço ou qualquer pedacinho de terra e tenha um belo jardim, é fácil, só precisa de manutenção e muito carinho.

Definir o local onde será o seu jardim é o primeiro passo, tem que combinar com o estilo de vida dos moradores, analisar o tamanho disponível, os limites de crescimento das plantas, o trânsito de pessoas no local e o acesso de animais e crianças. Também é muito importante analisar as horas de sol e sombra que cobrem o local, pois isso será imprescindível para a escolha das plantas e flores.

Depois de definir o local e observar o sol, é preciso escolher com cuidado quais são as flores e plantas que serão colocadas no local. Se o tempo de sol for predominante escolha plantas que gostam do calor, como melissa, lavanda, salva, adelfa, azaleia ou cacto, se o sol tomar conta do espaço por pouco tempo, o ideal é plantar flores que preferem a sombra como samambaias, violetas, tulipas, amarílis, entre outras.

Plantas para Jardim

Outra análise importante que se deve fazer é analisar a composição do ambiente ou do jardim. É preciso pesquisar os tons, o cenário, os tamanhos, as formas e as  texturas das folhagens. Use a sua imaginação e faça todas as combinações antes mesmo de decidir qual o local ou a planta.

Para preparar o solo você encontra muitos kits prontos para ajudar nesta tarefa. Uma regra que ajuda bastante é utilizadas duas a três variedades em espaços pequenos, já em espaços grandes é preciso analisar somente as larguras das plantas, o ideal é plantar algumas, deixa-las crescer e somente depois ir preenchendo os espaços.

O importante é escolher plantas que lhe agradam e que combinam com o seu estilo de vida, aproveite e curta o processo de plantação para relaxar e depois aproveite o seu jardim, com suas cores e cheiros!

 Leia Também:  Jardim de Inverno Fotos  |  Modelos de Jardim   |  Jardim Japonês  |  Jardins Pequenos