Para quem trabalha com madeira para fabricação ou customização de móveis, não pode faltar em sua lista de objetos de oficina uma serra circular. Este objeto é básico para cortes pequenos e fixos, que podem ser feitos para quem trabalha com madeira de diversas formas, como por exemplo, fazendo pranchas personalizadas. Não é um equipamento dos mais baratos, mas para quem usa, diz-se se vale a pena o investimento.

Serra Circular

Este equipamento não é dos menores do mercado e, portanto precisa de um pouco de espaço para funcionar. Uma serra circular vem preza numa mesa grande e com uma serra redonda com uma parte para fora, que deve passar pela madeira a qual você deseja cortar. Não precisa de grande esforço físico, basta ir empurrando o pedaço de madeira pelas laterais da serra circular operando que ela vai fazendo o corte nas laterais, de forma simples e precisa.

Uso da Serra Circular

O uso básico de uma serra circular já falamos anteriormente: cortar a madeira, mas ela tem uma utilidade bem especifica em uma fábrica: fazer cortes longitudinais. Quem mais trabalha com este tipo de serra são os artesões que precisam dela para fazer cortes pequenos em madeira MDF para fabricar caixas, porta retratos, porta jóias ou quadros, já que os cortes são pequenos e bem precisos.

O manuseio de uma serra circular deve ser sempre atento e preciso, pois quem irá usar deve passar a madeira por entre a serra trabalhando, que quando funcionamento corretamente, tem rotações rápidas e deve estar extremamente afiada. Caso não esteja cortando bem, deve-se trocar apenas o disco que deve ter em média 3 mm de espessura.

A melhor forma de comprar uma serra circular é fazendo a compra pela Internet, com preços bem em conta, direto do fabricante. O preço será mais em conta se comprado com fabricantes por seus representantes comerciais, mas lojas de fabricação de produtos artesanais também vendem o produto.

Leia Também:  Raven Ferramentas  |  Politriz Bosch  |  Markene Makita  |  Serra Circular Makita