Telhas cerâmicas

Na hora de reformar ou construir uma casa, temos que pensar em diversos detalhes, desde os primeiros tijolos até o processo de acabamento. Como o telhado é uma parte que fica localizado no exterior da casa, é fundamental que as telhas instaladas sejam de qualidade e uma sugestão é faze uso de telhas cerâmicas.

A telha cerâmica é uma das mais antigas e acessíveis e ainda é uma opção muito popular. Ela se adapta bem ao clima tropical e oferece uma excelente relação custo-benefício. Podemos encontrá-la em diversos modelos, que variam de acordo com a forma de encaixe, por rendimento de metro quadrado e por inclinação exigida no projeto original do telhado. Assim, é possível vermos que há diversas alternativas de utilização com o uso do mesmo material.

Telhas Ceramicas

As telhas cerâmicas devem apresentar um som metálico semelhante a um sino, quando elas são suspensas por uma extremidade e recebem batidinhas suaves com o cabo do martelo. É importante que a telha tenha ausência de fissuras, esfoliações, quebras ou rebarbas que prejudiquem o perfeito encaixe entre as telhas. É preciso que elas tenham queima precisa e uniforme; peso reduzido; fraca absorção de água e impermeabilidade; regularidade de forma, dimensões e coloração; superfície sem rugosidade; arestas finas; baixa porosidade e resistência a flexão.

Aa telhas não podem apresentar esfoliação (defeito em forma de escamação ou massa cerâmica em partes da telha), fissura (abertura estreita que atravessa totalmente ou parcialmente o corpo da telha na direção da sua espessura), rebarba (não pode apresentar sobra de material presente na borda, pois pode prejudicar o encaixe) e quebrado (se faltar alguma parte que dificulte o seu encaixe).

As principais características da telha cerâmica são: isolamento térmico (a argila cozida ou queimada dão conforto térmico, atuando como isolante tanto para o frio quanto para o calor), isolamento acústico (melhora a propagação do som), difusão do vapor (pela sua porosidade, a argila cozida absorve a umidade interior das coberturas nos dias úmidos e chuvosos) e variação de volume (a expansão por umidade e a expansão térmica são reduzidas devido ao material ser cozido).

Leia Também:Telhas Vogel  |  Holcim Brasil  |  Telhas Shingle  |  Telha Cerâmica